• projetosobrasrzarq

Home office, salas de reuniões coletivas e salas de coworking: tendências da pandemia

Atualizado: Fev 8

Com a pandemia, ocorreu uma maior permanência das pessoas dentro de suas casas, o que trouxe várias reflexões sobre o espaço que habitamos e da forma que é habitado.


Prestamos mais atenção no nosso lar devido ao confinamento, refletindo sobre as sensações que ele pode ou deveria nos proporcionar. Dessa forma, certamente veremos tendências que irão surgir a partir desse fenômeno, como revestimentos mais fáceis para higienização (o porcelanato virou o preferido mais uma vez), mais plantas no ambiente por nos trazerem uma sensação de mais conforto e aconchego, adaptações no hall de entrada, e claro não poderíamos deixar de citar a necessidade de um espaço para o home office.



Sem dúvida podemos evidenciar a grande aceleração que a pandemia trouxe no avanço da prática do home office, já implantada por várias empresas, trabalhar dentro de casa foi um desafio para muitos que tiveram que se adaptar rapidamente e o espaço foi um fator determinante para o desempenho das atividades.


Além de planejar um espaço especial dedicado ao trabalho dentro de cada lar, pois essa delimitação é importante para separar a rotina do dia a dia com a do trabalho, já se fala em edificações com estrutura para home office de uso comum, com salas de reuniões coletivas no prédio, salas de coworking e áreas destinadas tanto para o lazer como para o trabalho na área condominial.


Organização, privacidade e praticidade são a chave para que um espaço contribua para o ideal desempenho das tarefas; móveis ergonômicos, divisores de espaço e janelas amplas que permitam a entrada de luz, o descanso da vista e adequada ventilação, são algumas das soluções ideais que podemos encontrar.


#rzarquitetura_ #homeoffice #arquitetura

Texto: Mariana V. Batista