top of page
  • RZ Arquitetura

Iluminação como estratégia de design: como aplicar?

Ao projetar um espaço, consideram-se fatores como dimensões, cores, texturas e, claro: a iluminação ideal. Esta pode atuar como uma estratégia essencial de design na criação da atmosfera desejada para cada ambiente. Sendo natural ou artificial, a luz é responsável pela criação de calor, frieza, profundidade e altura.

Assim, utiliza-se a iluminação como estratégia-chave dentro do projeto, visando proporcionar diferentes sensações de acordo com a necessidade de cada espaço. Há ambientes e locais que exigem abundância de claridade, enquanto outros são ideais para a utilização de uma luz suave e aconchegante. Ao falar-se sobre essa temática, refere-se não apenas a construções domiciliares, mas também a ambientes corporativos das mais variadas áreas.


O profissional responsável considera não apenas a funcionalidade do espaço, mas a sensação a ser provocada - seja foco, aconchego ou recepção. Levando em consideração as peculiaridades e os elementos utilizados: janelas, espelhos, mobília e estrutura da construção, optando entre os diferentes recursos disponíveis no universo da iluminação, como as diversas tonalidades, diferentes lâmpadas, luzes diretas ou difusas.


De maneira geral, as conversas a esse respeito são essenciais nas etapas de projeção, visando o uso da luz para moldar.

Comments


bottom of page