top of page
  • RZ Arquitetura

O futuro projetado nos interiores: as tendências na arquitetura

Um artigo publicado no ArchDaily reúne algumas tendências que estão em foco e sinaliza como os espaços internos evoluirão em 2023. Há alguns anos, percebe-se a busca por espaços fluidos, flexíveis e versáteis como uma forte tendência, aliando-se aos avanços tecnológicos. Assim, identificam-se alguns caminhos que ganham espaço nos debates e também nos projetos:


1. Layouts flexíveis, personalizáveis e mutáveis:

A conexão entre ambientes, através da criação de layouts mais dinâmicos, é um desafio e uma necessidade da sociedade contemporânea, determinando o fluxo de movimento e acompanhando a rotina muitas vezes restrita aos espaços internos. Os cenários mutáveis utilizam-se de recursos, como móveis integrados e elementos de iluminação, para personalizar os espaços e permitir diferentes usos para áreas tradicionalmente separadas.


2. Modernização do rústico

Entre as tendências estéticas, o rústico tem retornado com cada vez mais força, adotando uma roupagem um pouco mais “modernizada”. Os interiores buscam mais alma, resgatando tradições, identidade e harmonia em seus projetos, adotando materiais orgânicos e naturalidade, como no uso de bambu, da madeira ou do cobre.


3. Digitalização dos ambientes

O on-line e o off-line encontram-se em crescente mescla e, quando recursos de iluminação inteligente ou assistentes virtuais não atuam como novidade nos ambientes, o próximo passo é a automação dos interiores. A automação residencial ganha espaço com velocidade e conquista os usuários com sua praticidade e inúmeras funcionalidades, trazendo a união entre tecnologia e bem-estar como uma tendência consolidada.

bottom of page