• Josué Stumpf

Sustentabilidade: importância desde o projeto

Cada vez mais tem se falado de sustentabilidade nas edificações, porém usa-se o termo de forma muito abrangente, diluindo o significado do que realmente seja uma edificação sustentável. Na atualidade, tornou-se real a necessidade de adotar medidas sustentáveis, desde a concepção do projeto até a sua realização.


O conceito de sustentabilidade é baseado em três pilares fundamentais: ambiental, econômico e social. Uma vez que esses pilares estejam bem definidos em um projeto, podemos dizer que a edificação será verdadeiramente sustentável.


Hoje também existem sistemas de certificação, como, por exemplo, o LEED (sigla do inglês, significando liderança em energia e design ambiental), que define parâmetros a serem seguidos a fim de que construção seja efetivamente sustentável. A certificação obriga a edificação a se manter sempre sustentável, podendo ainda aumentar o valor de mercado e o agregado da obra.


Em se tratando de materiais, existem muitos que podem ser considerados sustentáveis, sendo sempre válido optar pelos naturais. Além disso, é importante se pensar em sua manutenção e descarte durante o ciclo de vida do edifício. Também deve-se priorizar fornecedores locais, pois a sustentabilidade de um material é mitigada na medida que aumenta a distância pela qual esse deve ser transportado até o local da construção.

Concluindo, é muito importante pensar na sustentabilidade desde a concepção do projeto, a etapa mais importante, quando podem ser propostas mudanças a fim de melhorar o desempenho da edificação e de otimiar o seu custo-benefício, demonstrando, assim, a responsabilidade de todos sobre consumo sustentável.


Render: RZ Arquitetura